Namíbia: Encontro de culturas na Tribo Himba

Uma visita à tribo que acabou se tornando uma tarde de brincadeira com as crianças

Os Himba são considerados o último povo semi-nômade da Namíbia e, apesar de quase desaparecerem devido às guerras ocorridas na fronteira com a Angola e durante a independência namibiana, ainda mantém suas tradições milenares. Não tem como visitar o país sem conhecer essa gente de perto!

COMO CHEGAR

A tribo tradicional se concentra em Opuwo, extremo norte da Namíbia. São quase 800 km de estrada até lá. Como eu tinha pouco tempo para explorar todo o país, fiz meu roteiro com uma segunda opção que fica no caminho para Twyfelfontein. Para quem não sabe, existe uma pequena comunidade Himba em Otjikandero, a apenas (!) 450 km da capital. Veja a localização no Google Maps neste link.

A estrada desde a capital Windhoek é plana e com boa infraestrutura

Como o transporte público é quase inexistente na Namíbia e não existem passeios turísticos regulares para aquela região, o jeito seria alugar carro. Antes de chegar na Namíbia, consegui o contato da Gina (Whatsapp: +264812661339), uma brasileira que possui uma agência de turismo chamada Brazuca Travels. Ela fez um pacote no estilo private tour (motorista + carro) para 2 dias, sendo o primeiro em Otjikandero e o segundo em Twyfelfontein. O valor foi N$ 5.800 (que eu dividi com um amigo). As despesas de combustível, hospedagem do motorista e alimentação seriam pagos à parte. Ela ainda emprestou barracas e saco de dormir.

Parada na cidade de Otjiwarongo, a 245 km de Windhoek

Saímos às 9h00 de Windhoek e fizemos uma parada na cidade de Otjiwarongo num grande supermercado. Compramos comida para economizar no restante da viagem: pão, ovo cozido, queijo, salame e banana.  Aproveitamos para almoçar num self service que existe lá dentro. Depois, continuamos a viagem até avistar um grupo de mulheres Himba na estrada. Paramos para tirar foto com elas, mas depois pediram N$ 20. Eu já estava achando que esse povo seria ganancioso como os índios brasileiros que eu já tive certa experiência, mas me enganei. Logo ao chegar no caminho de entrada para a tribo, duas Himba pediram carona. Foi uma cena bem diferente, transportá-las de carro, mas também foi o primeiro contato real com aquele povo simpático e simples. Chegamos por volta das 15h00.

Duas mulheres Himba pediram carona até a entrada da tribo

Foram bastante simpáticas e receptivas

Não pude deixar de registrar o encontro com minhas novas amigas

Na entrada da tribo existe uma escola que presta apoio à comunidade

ONDE FICAR?

Viajar pelo interior da Namíbia não é tão complicado, principalmente para achar hospedagem devido aos inúmeros campings sites espalhados pelas estradas. Em Otjikandero também tem. Primeiro passamos por um lodge (espécie de hostel) que estava fechado e depois seguimos para o camping. A área possui infraestrutura com banheiro com água quente, cozinha e barracas para alugar. Tudo bem rústico, mas com o conforto necessário. O camping sem barraca custava N$ 150 e a barraca (tent) com cama sairia por N$ 250 por pessoa. A dona do camping cobrou apenas N$ 500 pela tent com 2 camas onde dormiu o motorista e meu amigo. Eu acampei em frente, na barraca emprestada, sem nenhum custo extra.

Área de camping ao lado da tribo Himba

Banheiro rústico do camping, mas com água aquecida

Interior da tent alugada para pernoite

VISITA À TRIBO

Na hora de fechar a hospedagem no camping, descobri que a senhora branca era também a dona das terras em que os Himba mantinham sua tribo. Na hora de visitar a aldeia, ela nos enviou um "guia" para levar até o local. Meu amigo questionou ao guia se aquilo seria pago e ele disse que a visita à tribo era cobrada pelos donos da terra. Começamos a reclamar e se recusar a pagar. Depois de muita conversa, os donos desistiram de cobrar. Foi então que seguimos andando para a pequena aldeia Himba.

Casas circulares tradicionais da tribo Himba

Os Himba, principalmente as mulheres, são famosos por cobrir a pele com a chamada pasta otjize, uma mistura cosmética de gordura de manteiga e pigmento ocre. Esse costume surgiu devido à escassez de água nas regiões que seu povo vive. Segundo suas tradições, isso mantém a pele limpa durante longos períodos e protege do clima extremamente quente e seco, bem como da picada de insetos. Além disso, o Otjize é considerado um cosmético de beleza estética, simbolizando a cor vermelha da terra e sangue, a essência da vida.

Os Himba são bastante receptivos, o único estresse que tive foi com os donos da terra

MITOLOGIA

Possuem crença monoteísta, sendo o seu deus chamado Mukuru. Também fazem adorações aos seus antepassados. Mukuru só faz o bem, enquanto que os antepassados ​​podem abençoar ou amaldiçoar. Quando Mukuru está ocupado, os antepassados ​​agem como representantes de Mukuru na terra. Outra crença é em omiti, que seria traduzido como bruxaria, magia negra ou "má medicina". A morte seria causada por alguém usando omiti para fins maléficos.

Artesanatos Himba expostos na aldeia

DIVERSÃO COM AS CRIANÇAS

Minha visita à aldeia Himba pôde ser resumida como uma tarde de brincadeiras com as crianças. No início só haviam umas 3 crianças e começamos a jogar futebol. No final, apareceram várias delas nos cercando, se pendurando na gente, abraçando, etc.

As crianças foram aparecendo e querendo brincar

Uma tentativa de comunicação para saber seus nomes

Olhar desconfiado para uma câmera GoPro

Já essa menina demonstrou ter um olhar fotogênico

Uma cena que não esqueço foi de uma criança olhando e puxando os pelos do meu braço. Era algo novo e diferente para elas que não possuem pelos no corpo. Percebi que eram crianças bem educadas, mas pareciam carentes de afeto, disputando cada espaço para receber um abraço.

Tudo era motivo para brincadeiras...

... até mesmo meus óculos escuros

Se é para sair na foto, que seja com estilo! 😎

Disputa por uma vaga no abraço coletivo

As crianças valorizavam cada momento de atenção

PERNOITE NA SAVANA

Retornamos para o acampamento no final da tarde e eu resolvi subir numas pedras ali próximas. Lá de cima era possível ver toda a área e ter uma vista impressionante do pôr-do-sol. Assim que a noite caiu, jantamos a comida que havíamos comprado mais cedo na cozinha improvisada, com a vista do céu estrelado da savana africana.

Área do acampamento vista de cima das pedras

Um pôr-do-sol para ficar na memória

Comida simples, barata e com direito à cerveja namibiana com os amigos

VEJA O VÍDEO

Assista as imagens dessa aventura no YouTube e aproveite para se inscrever no canal e deixar seu like 👍!